Home > Invepar > IR Contact > Glossary

Glossary

Concessão

Concessão é a permissão atribuída pelo Governo a outra entidade, comumente particular, para uso ou exploração de determinado serviço público.

 

CVM

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma entidade autárquica, em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, criada pela Lei nº 6.385, de 07 de dezembro de 1976, com a finalidade de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários.

 

Custos e Receitas de Construção

São lançamentos contábeis, sem efeito caixa, onde são reconhecidos, pelo valor justo, a receita e custos provenientes da prestação de serviços de construção, mesmo nos casos em que haja a terceirização dos serviços, refletindo a responsabilidade primária do concessionário e eventuais custos de gerenciamento e acompanhamento da obra.

 

Custos e Despesas Operacionais Ajustados

Refere-se exclusivamente aos custos referentes à prestação de serviços da Companhia, excluindo os custos de construção e a provisão para manutenção.

Debênture

A debênture é um valor mobiliário representativo de dívida, que assegura a seus detentores o direito de crédito contra o emissor.

 

EBITDA e Margem EBITDA

EBITDA (Earnings before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) ou LAJIDA (Lucro Antes dos Juros, Impostos sobre Renda incluindo Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, Depreciação e Amortização), reflete uma das formas de se medir o desempenho operacional de determinada companhia. Não é uma medida utilizada nas práticas contábeis, mas pode ser calculado voluntariamente pelas companhias, tendo como base os números apresentados nas demonstrações contábeis. A Margem EBITDA é o percentual do EBITDA em relação à Receita Operacional Líquida do mesmo período avaliado.

 

EBITDA Ajustado e Margem EBITDA Ajustada

Para fins de apuração do EBITDA e Margem EBITDA Ajustados da Companhia, são desconsiderados os valores contábeis e não-caixa relativos à provisão para manutenção e à receita e custo de construção.

 

Equivalência patrimonial

Método de contabilização onde são ajustados os valores contábeis dos investimentos ao valor equivalente à participação do investidor no patrimônio líquido da investida, reconhecendo seus efeitos na demonstração do resultado do exercício.

GHI

JKL

Mercado de balcão organizado

Sistema organizado de negociação de títulos e valores mobiliários, administrado por instituições autorizadas pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

 

MTA – Movimento Total de Aeronaves

Reflete o número total de pousos e decolagens em determinado período.

 

Outorga

Valor pago pela Concessionária ao Poder Concedente, a título do direito de explorar a infraestrutura objeto da concessão.

PAX

É a quantidade de passageiros em determinado período.

 

Poder Concedente

É a entidade Governo, Estado, Distrito Federal ou Município, a quem compete o serviço público objeto de concessão ou permissão, precedido ou não da execução de obra.

 

Provisão para Manutenção

Provisão para Manutenção é um lançamento contábil, sem efeito caixa, utilizado para efetuar a provisão para manutenção, reparos e substituições pelo desgaste derivado do uso da infraestrutura, a partir do início da operação da mesma, com base na melhor estimativa de gastos para liquidar a obrigação presente na data do balanço.

 

Rating

Avaliação ou classificação de risco atribuída a uma instituição ou a um título por ela emitido em função de uma análise efetuada por empresa especializada.

 

Receitas e Custos de Construção

São lançamentos contábeis, sem efeito caixa, onde são reconhecidos, pelo valor justo, a receita e custos provenientes da prestação de serviços de construção, mesmo nos casos em que haja a terceirização dos serviços, refletindo a responsabilidade primária do concessionário e eventuais custos de gerenciamento e acompanhamento da obra.

 

Receita Líquida Ajustada

Refere-se exclusivamente à prestação de serviços da Companhia, excluindo as Receitas de Construção.

Valor Mobiliário

São valores mobiliários, quando ofertados publicamente, quaisquer títulos ou contratos de investimento coletivo que gerem direito de participação, de parceria ou remuneração, inclusive resultante da prestação de serviços, cujos rendimentos advém do esforço do empreendedor ou de terceiros.

 

Veículos-Equivalentes

É uma unidade de padronização de veículos a partir da quantidade de eixos. Um carro de passeio ou um veículo leve é considerado um veículo-equivalente com um eixo de veículo pesado ou comercial, como caminhões e ônibus. Para a contabilização dos Veículos-Equivalentes, são adicionados aos veículos leves os veículos pesados multiplicados pelas quantidades de eixos cobrados.

WXYZ

(Portuguese Only)